Publicidade

A Prefeitura de Farroupilha, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação, realizou na manhã do sábado, dia 9, a assinatura e entrega dos Contratos de Compra e Venda e as matrículas de terrenos para 77 famílias moradoras da Vila Esperança. A doação das áreas faz parte do programa More Legal e busca regularizar a situação de moradia dos cidadãos que, em muitos casos, viviam em áreas invadidas e de alto risco.

 
Secretária Glória Maria Menegotto

De posse dos documentos, os moradores deverão procurar o Registro de Imóveis para efetivar a escritura dos terrenos e poder usufruir de sua área, construindo suas moradias ou reformando as residências. Para isso, as famílias receberão ainda o auxílio que varia entre R$ 3,5 mil a R$ 5 mil para aquisição de materiais de construção, por exemplo. Importante salientar que os moradores não poderão vender, transferir, ou alugar os imóveis pelo prazo de 10 anos, sob pena de terem que devolver a posse para o Município.

Para a Secretária de Desenvolvimento Social e Habitação, Maria da Glória Menegotto, esse foi um ato de respeito à dignidade humana. “Esses moradores que aí vivem há mais de 30 anos não construíram somente suas casas, mas suas famílias neste local. E com seu trabalho ajudaram o município a crescer. Hoje vocês se tornam legítimos proprietários de sua área de terra, de seu imóvel, para terem melhores condições de vida e um futuro para seus filhos”.

Prefeito Claiton Gonçalves

O prefeito Claiton Gonçalves ressaltou o momento de resgate público de cidadania. “Não tem direto mais sagrado do que a nossa casa, o nosso lar. É o que deixaremos para os nossos filhos. Essa é uma conquista de cada um de vocês e que sirva para que alavanque o crescimento pessoal e familiar de cada um. Eu quero o bem de todos vocês, quero que vocês cresçam, estudem, tenham um trabalho melhor e uma vida cada vez melhor”.

Além da entrega dos terrenos, a comunidade de Vila Esperança já foi contemplada com uma praça de brinquedos para as crianças e uma Unidade Básica de Saúde bem estruturada para acolher a população e projetada para absorver o futuro crescimento da demanda. A intenção da Administração Municipal é buscar uma emenda parlamentar nos próximos anos para cobrir a quadra de esportes da Vila Esperança.

Fotos: Divulgação | Fonte: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social da Prefeitura de Farroupilha

Publicidade