Publicidade

Termo de cooperação entre os dois municípios busca preservação do Arroio Barracão.

Nesta terça-feira, 12, o Prefeito Claiton Gonçalves e o prefeito de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin, assinaram um Termo de Cooperação para preservação do Arroio Barracão e seus afluentes. O objetivo é a união de esforços mediante fiscalização e monitoramento de propriedades localizadas na bacia hidrográfica, em especial, quanto a emissão de poluentes, descarte irregular de resíduos e demais ações que contribuam para a contaminação de uma das principais fontes de abastecimento de água da cidade vizinha.

A assinatura do termo integra o programa de ações da Comissão da água, formada pelas entidades bento-gonçalvenses Associação Ativista Ecológica (AEECO), Conselho Municipal de Saúde (CMS), Corsan, Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema), OAB-BG e Vigilância Ambiental de Bento.

Conforme o Presidente do Comdema de Bento, Luis Espeiorin a partir de agora os fiscais da saúde e meio ambiente dos municípios de Bento Gonçalves e Farroupilha terão atuação em toda bacia, podendo assim ampliar as ações de fiscalização.

Para o Prefeito de Farroupilha, a ação é benéfica para o desenvolvimento da região. “A água é assunto que deve ser tratado com seriedade, e hoje estamos dando o primeiro passo para um caminho que irá auxiliar na qualidade da água”, disse.

Atualmente, o Arroio Barracão compõe 21% do volume de água captado por Bento Gonçalves. “Esse termo de cooperação é a união de esforços para o bem dos moradores. Agradecemos por Farroupilha aceitar participar desse projeto integrado. Agora precisamos formar um cronograma de ações preventivas, realizar congressos e sensibilizações”, destaca o Prefeito Guilherme Pasin.

O termo tem vigência de um ano. Também estiveram presentes no encontro, o vice-prefeito de Farroupilha, Pedro Pedrozo, secretário de Meio Ambiente de Bento Gonçalves, Claudiomiro Dias, gerente da CORSAN, Marciano Dalpizzol, presidente do Conselho de Saúde, Luis Fernando Ferreira e da AEECO, Gilnei Rigotto. 

Fotos: Tomaz Graciliano | Fonte: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social da Prefeitura de Farroupilha