Publicidade

Os pedidos de castração e microchipagem agora devem ser solicitados na sala do departamento junto ao CEAC.

O Departamento de Controle e Proteção Animal, vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, está em plena atividade e já encaminhou a realização de 150 castrações, além do cadastro de outros 150 cães e gatos, machos e fêmeas, para o procedimento.

Atualmente são realizadas em torno de 50 castrações mensais destinados a pessoas de baixa renda. Há também vagas para os animais de rua e aos possíveis criadouros que são assistidos pelas protetoras e ONG. Já os cães que estão no abrigo, a maioria já está castrada e microchipada, com vacinas e prontos para a adoção responsável.

O pedido de castração e microchipagem é encaminhado ao Departamento, que providencia o procedimento na empresa licitada. Para fazer o cadastro é necessária a seguinte documentação: ter Cadastro Único, RG, CPF, comprovante de residência no município e, se possível, carteirinha de vacinação do animalzinho.

O agendamento do serviço é feito pelo seu tutor diretamente no Departamento de Controle Proteção e Animal, que agora está localizado na Rua 14 de Julho, 710, junto ao CEAC. O Horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. Mais informações podem ser obtidas através do telefone 3261-7914.

O maior desafio enfrentado pelo Departamento de Controle e Proteção Animal, ONG e protetores é o abandono de animais e os maus tratos. Por isso começa a ser realizado um trabalho educacional sobre posse responsável e também punição, aplicação de multa e responsabilização criminal de quem os abandona ou causa maus tratos.

O abandono e maus tratos de animais é crime, previsto pela Lei Federal de Crimes Ambientais, a qual prevê pena de detenção, além de multa. E para coibir este crime, o Departamento de Controle e Proteção Animal, o Conselho de Proteção Animal e a Frente Parlamentar de Apoio ao Bem-Estar à Vida Animal estão trabalhando para a criação de uma legislação municipal.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social da Prefeitura de Farroupilha