Publicidade

Distribuídos no mês de novembro nas comunidades do interior de Farroupilha pelo setor de combate ao borrachudo da Secretaria de Saúde, será realizada no sábado, 23, a terceira aplicação do BTI, que é um larvicida que combate a reprodução da praga.  A ação é efetuada em cerca de 55 pontos do município, num total de 234 litros de BTI ao custo de R$ 23.634,00 para três aplicações.

Com as aplicações, realizadas simultaneamente em cada comunidade e repetidas a cada 15 dias, interrompe-se o ciclo de reprodução do borrachudo, que é de aproximadamente 25 dias entre as fases de ovos, pupa e a adulta. Além do uso do larvicida, é importante salientar que a preservação ambiental também colabora para a diminuição da população do mosquito. Lixo, dejetos animais e matéria orgânica nos córregos, riachos e demais cursos d’água favorecem a procriação do inseto. A recuperação das áreas às margens dos riachos também previne a infestação.

Para o próximo ano as aplicações deverão seguir uma nova normativa e um regramento estadual. Para isso, o município está buscando as adequações e parceria com o CEVS – Centro Estadual de Vigilância em Saúde, participando de treinamentos para poder distribuir e aplicar da forma correta o produto, verificando a vazão de todos os efluentes, mapeamento e marcação dos pontos de aplicações através de placas e avaliação de índices de infestação larval. O setor de Combate ao Borrachudo também estará envolvido no treinamento dos voluntários que farão a aplicação e também vai iniciar um trabalho de conscientização e preservação das matas ciliares e de campanhas educacionais para combater áreas poluidoras. As próximas aplicações estão previstas para fevereiro de 2018, mas só serão possíveis após essas adequações.

Mais informações podem ser obtidas no Setor de Combate ao Mosquito Borrachudo, localizado junto ao CEAC, ou através do telefone 3261-7914.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social da Prefeitura de Farroupilha

Publicidade