Publicidade

Pessoas passando-se por funcionários da prefeitura estariam fazendo ameaças a moradores.

Nos últimos dias proprietárias de animais de estimação como cães, gatos ou cavalos estariam denunciando que pessoas, passando-se por servidores públicos municipais ligados ao Departamento de Controle e Proteção Animal estariam tentando remover alguns animais, inclusive ameaçando seus proprietários. O departamento, então, emite Nota de Esclarecimento para dirimir dúvidas sobre a situação.

 

Nota de Esclarecimento

O Departamento de Controle e Proteção Animal esclarece a comunidade sobre alguns casos ocorridos nos últimos dias. Denúncias dão conta de que algumas pessoas, passando-se por funcionários do departamento, estariam recolhendo animais de estimação e ameaçando os seus proprietários ou tutores. Diante dos fatos, o Departamento de Controle e Proteção Animal informa que não realiza este tipo de procedimento e não compactua com tal prática.

O recolhimento de animais, cães, gatos ou cavalos por parte do departamento somente ocorre em casos onde sejam contatadas situações de maus tratos ou situação de risco para o animal ou para a população. O procedimento para a remoção de animais segue pressupostos legais.

O Departamento de Controle e Proteção Animal repudia qualquer forma de crime contra os animais e enfatiza que está trabalhando para reduzir problemas gerados por tutores irresponsáveis que abandonam ou não tenham os cuidados necessários com os animais, e busca a conscientização da posse responsável.

O Departamento de Crontrole Animal informa, ainda que mantém contrato com empresa licitada para castração e identificação de animais com todo o suporte clínico necessário. Os procedimentos são realizados em uma clínica especializada por profissional habilitado.

Portanto, cabe reiterar que a informação sobre o recolhimento de animais é falsa e estas pessoas que estão se passando por servidores do município estão cometendo crime de falsidade ideológica, passiveis às punições legais.

Em caso de dúvidas, é possível entrar em contato com o Departamento de Controle e Proteção Animal, junto ao CEAC. Outras informações podem ser obtidas através do telefone 3261-7914 ou 54 99958 0954.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social da Prefeitura de Farroupilha