Publicidade

A Prefeitura de Farroupilha possui cinco Escolas Municipais de Educação Infantil dos Anjos. E uma delas foi reconhecida pela participação na Jornada de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) nas escolas de educação infantil, atendidas pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). A EMEI dos Anjos São Roque concluiu todas as etapas da Jornada de EAN, que é realizada e organizada pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Além do selo de reconhecimento, certificado de menção honrosa (para a nutricionista, diretor da escola e o coordenador da Jornada), kit com publicações sobre alimentação saudável, a EMEI dos Anjos São Roque foi selecionada para compor o livro do FNDE sobre a Jornada, que será lançado em março, e vai participar da Mostra de Educação Alimentar e Nutricional, no Congresso Brasileiro de Alimentação e Nutrição (CONBRAN), a ser realizado em Brasília, no mês de abril.

“É uma alegria imensa para o município mais este reconhecimento, principalmente no que tange à alimentação escolar. Isso mostra todo o cuidado que temos com a alimentação dos pequenos. Somente uma escola foi inscrita na Jornada, mas é importante ressaltar que o mesmo trabalho é realizado nas cinco EMEIS dos Anjos. E Farroupilha foi o único município da região selecionado, um orgulho muito grande do trabalho de toda a nossa equipe”, destaca a Secretária de Educação, Elaine Giuliato.

O resultado das escolas que cumpriram todas as etapas foi divulgado em dezembro. Segundo informações publicadas no portal do FNDE, das 168 escolas brasileiras que cumpriram as metas da Jornada da EAN, dez delas estão no Rio Grande do Sul. Além de Farroupilha, os outros municípios gaúchos são: Taquara (duas escolas), Paraí, São Lourenço do Sul, Espumoso, Santa Rosa, Teutônia, Sobradinho e Sapiranga.

O objetivo da Jornada foi incentivar o debate e a prática das ações de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) no ambiente escolar e dar visibilidade àquelas já desenvolvidas nas escolas públicas de educação infantil, tendo como tema norteador a promoção da alimentação saudável e a prevenção da obesidade infantil no ambiente escolar.

A jornada foi composta por seis etapas, que foram desenvolvidas de maio a novembro de 2017. A cada tema desenvolvido a escola recebia um selo, os temas foram:

1 – Alimentação complementar e Prevenção da obesidade infantil

2 – Alimentos regionais brasileiros

3 – Prevenção e redução de perdas e desperdícios de alimentos

4 – Horta escolar pedagógica

5 – Agricultura familiar na escola

6 – Atividades lúdicas para o desenvolvimento social e relacionado ao ato de comer. (Esse tema foi o selecionado para compor o sobre a Jornada)

A ação realizada na EMEI dos Anjos São Roque envolveu toda comunidade escolar com participação da coordenadora, professores, cozinheiras, alunos e pais. Além disso, esse mesmo trabalho é realizado em todas as Escolas Municipais de Educação Infantil dos Anjos.

Fotos: Divulgação | Fonte: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social da Prefeitura de Farroupilha

Publicidade