Publicidade

Em outubro passado foi realizada uma tarde de campo sobre a proteção de nascentes de água em uma propriedade na Linha 47, 2º distrito.

A Prefeitura de Farroupilha, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural, em parceria com o Sindicato dos Agricultores Familiares de Farroupilha (Sintrafar) e Sicredi, vai implementar o programa de proteção de nascentes de água em uma propriedade rurais do município.

Esse projeto e baseado no programa Água Limpa, iniciado em 2005 em Caxias do Sul. Em outubro do ano passado, os Engenheiros Agrônomos Neiva Rech e Paulo Facchin, responsáveis técnicos do Programa da Prefeitura de Caxias do Sul, estiveram em uma propriedade na Linha 47 para apresentar o projeto e realizar o trabalho.

O programa contempla o abastecimento da população rural com água potável, através da recuperação de vertentes. As ações estão relacionadas à promoção da qualidade de vida, bem como à proteção dos ambientes naturais, em especial, os recursos hídricos.

Os trabalhados serão desenvolvidos a partir de fevereiro. O Sindicato selecionou 12 famílias que, ao longo do ano, serão beneficiadas com o projeto. As propriedades atendidas terão ações de proteção de nascentes e cursos de água e recuperação de fontes para o abastecimento humano, seguindo modelos padrões. Nas áreas de entorno das vertentes serão plantadas espécies nativas da região e isolado o acesso dos animais.

A orientação técnica, mão de obra e horas-máquina serão custeados pela Secretaria de Desenvolvimento Rural. A captação dos produtores atendidos e os insumos serão angariados pelo Sintrafar e Sicredi.

De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Rural, o município de Farroupilha possui um território de 361,68 km², e destes, aproximadamente 318,98 km² estão na área rural, onde vivem cerca de 8.500 pessoas, correspondendo a 13,5% da população.

O trabalho executado na propriedade da Linha 47 servirá de base para as demais propriedades.

Fotos: Divulgação | Fonte: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social da Prefeitura de Farroupilha

Publicidade