Publicidade

Mais de 20 escolas da rede pública municipal de Farroupilha vão conhecer nestas quinta (1) e sexta-feira (2) uma iniciativa que alia educação ambiental e sustentabilidade – também financeira. O projeto Plástico do Bem, que prevê treinamento de alunos para reciclagem de plásticos e a possibilidade de geração de renda extra para as instituições de ensino a partir da venda do material reaproveitável, será apresentado oficialmente aos educadores locais pelo Sindicato das Indústrias de Material Plástico do Nordeste Gaúcho (Simplás). A iniciativa conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Farroupilha, por meio da Secretaria de Educação.

Quinta-feira, às 10h, no Centro de Formação, espaço Natfar, os orientadores de cada escola receberão informações e material alusivo à campanha desenvolvida pelo sindicato que representa o segundo maior polo de transformação plástica do país, em número de indústrias. Na sexta-feira, também às 10h, mas no Salão Nobre da Prefeitura Municipal de Farroupilha, será a vez de professores e diretores das escolas tomarem conhecimento do projeto. A expectativa é de que aproximadamente 60 pessoas sejam engajadas só nesta etapa inicial.

“A partir destes educadores, a ideia de reaproveitamento e geração de renda do projeto Plástico do Bem chegará aos estudantes e, através deles, a milhares de famílias. São estes meninos e meninas que vão nos ajudar a viver em uma sociedade melhor no futuro, com novos hábitos de consumo e responsabilidade, capaz de enxergar valor em todos os materiais e dar a eles a destinação correta após a utilização”, explica o presidente do Simplás, Jaime Lorandi.

De acordo com o cronograma de implementação do projeto Plástico do Bem, no dia 22 de março ocorre a capacitação de professores, orientadores, diretores e integrantes dos Círculos de Pais e Mestres (CPMs) das escolas participantes, em Farroupilha. Já a capacitação dos estudantes está prevista para ocorrer em duas etapas, entre os dias 26 e 29 de março e 2 e 6 de abril.

Ainda no dia 26 de março, o projeto Plástico do Bem será a atração na Reunião-Jantar que abre o calendário oficial de eventos do Simplás em 2018, com apresentação do presidente Jaime Lorandi.

Projeto Plástico do Bem – Cronograma

1/3 (quinta-feira) – 10h: apresentação da campanha Plástico do Bem a orientadores das escolas municipais de Farroupilha, no Núcleo de Apoio Tecnológico de Farroupilha – Natfar (R. Treze de Maio, 10, Sala 11)

2/3 (sexta-feira) – 10h: apresentação da campanha Plástico do Bem a orientadores, professores e diretores das escolas municipais de Farroupilha, no Salão Nobre da Prefeitura Municipal de Farroupilha

22/3: Apresentação do Projeto e Capacitação Projeto Plástico do Bem para professores e Círculos de Pais e Mestres (CPMs) das escolas participantes

26 a 29/03: Capacitação dos alunos nas escolas

02 a 06/04: Capacitação dos alunos nas escolas

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social da Prefeitura de Farroupilha