Publicidade

Toda a comunidade de Farroupilha está convidada para ajudar na limpeza das margens do Arroio do Ouro, que fica no bairro Industrial. A ação, que faz parte das programações para marcar o Dia Mundial da Água, celebrado no dia 22 de março, é desenvolvida pela Prefeitura, através da Secretaria do Meio Ambiente, juntamente com a Ecofar, o Conselho Municipal do Meio Ambiente (Comam) e a Associação Farroupilhense de Proteção ao Ambiente Natural (Afapan), vai ocorrer neste sábado, dia 24, a partir das 8h30min. A comitiva vai se reunir em frente à Ecofar para deslocamento em grupo até o local.

Durante a atividade, será lançado o projeto de Olho no Óleo, que busca o recolhimento de óleo de cozinha utilizado, evitando que o produto entre em contato com o lençol freático, rios, córregos e demais cursos d’água. Estima-se que um único litro de óleo despejado de forma inadequada pode poluir de 25 mil a 100 mil litros de água.

Para dar destino correto do material, a Ecofar vai recolher, armazenar e encaminhar o produto para uma empresa de reciclagem. Para isso, basta que os moradores, após a fritura, com o óleo frio, acondicionem em garrafas PET e levem até ao escritório central da empresa, que fica na Rua 14 de Julho, 330. Os valores arrecadados com a comercialização do óleo usado – que podem variar de R$ 0,30 a R$ 0,70 ao litro, conforme a qualidade do material – serão destinados para as associações de recicladores de Farroupilha.

Imagens: Ecofar | Fonte: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social da Prefeitura de Farroupilha