Publicidade

Professores das séries iniciais se atualizarão sobre o ciclo de alfabetização

Pelo segundo ano, o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Farroupilha e a Secretaria de Educação promovem oficinas de capacitação aos docentes da rede municipal, principalmente aos que atuam nos 2ºs e 3ºs anos do Ensino Fundamental. Os encontros, que serão cinco até outubro, tiveram início no dia 15 de março no campus, com a presença de 45 professores. 

Neste ano, a dinâmica central será a construção de material didático para o ciclo de alfabetização. Os conteúdos teóricos que servirão de base serão: psicogênese da língua escrita (níveis de escrita na apropriação do sistema de escrita alfabética); heterogeneidade; currículo no ciclo da alfabetização; e letramento.

- O projeto neste ano visa a atualização dos professores perante às concepções de alfabetização e diferentes tempos de aprendizagem no processo de aquisição do sistema de escrita alfabética - acrescenta Viviane Paim, docente do IFRS e coordenadora da ação de extensão.

De acordo com Sandra Regina Mentim, do Apoio Pedagógico da secretaria municipal, é positiva a aproximação do IFRS na formação dos professores da rede municipal:

- Acredita-se ser um suporte fundamental nesta etapa de escolaridade, na qual as crianças estão afoitas por aprender a ler e escrever. Certamente esta parceria qualifica o ensino e a aprendizagem no município.

Também ocorrerão, em 2018, capacitações do Instituto Federal à rede municipal nas áreas de ciência, matemática e educação física.

Foto: Divulgação | Fonte: IFRS Farroupilha