Publicidade

O programa da ONG Recode busca estimular a transformação social e o desenvolvimento das comunidades por meio das bibliotecas públicas

A Biblioteca Pública Municipal Olavo Bilac está entre as 108 bibliotecas públicas selecionadas para participar do programa Conecta Biblioteca em 2018. Fruto de uma parceria da ONG Recode com a Caravan Studios, o programa visa estimular a transformação social e o desenvolvimento das comunidades por meio das bibliotecas públicas. Ao todo, 272 bibliotecas completaram as inscrições para participar do programa.

Entre os objetivos do programa está o aumento em 60% do número de novos visitantes dessas bibliotecas, sendo pelo menos 1/3 representado por jovens entre 14 e 29 anos.

Como próximos passos, cerca de 200 participantes das duas fases do programa irão se reunir no II Encontro Nacional Conecta Biblioteca, em maio, no Rio de Janeiro. Além de compartilhar boas práticas, a reunião dará início à formação dos profissionais em Pesquisa da Comunidade, etapa inicial para identificação das demandas da população para o equipamento cultural.

Participam do evento os parceiros do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP), Sistemas Estaduais de Bibliotecas Públicas e da Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB), do Ministério da Cultura. A iniciativa está orientada pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS) e conta com o patrocínio da Fundação Bill & Melinda Gates.

Mais informações sobre o programa e a lista das bibliotecas selecionadas estão disponíveis no site www.recode.org.br/conectabiblioteca.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social da Prefeitura de Farroupilha