Publicidade

Entre os 800 inscritos, foram selecionados 30 para o livro que relata as melhores experiências aplicadas nas escolas públicas de educação infantil do país

O projeto de alimentação saudável, desenvolvido na Escola Municipal de Educação Infantil dos Anjos São Roque, foi escolhido para integrar um livro com as 30 melhores experiências realizadas sobre o tema em escolas brasileiras. A premiação faz parte da Jornada de Educação Alimentar e Nutricional 2017, desenvolvida pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que teve como tema a promoção da alimentação saudável e a prevenção da obesidade infantil no ambiente escolar. Somente duas escolas do Rio Grande do Sul foram selecionadas para integrar a publicação.

Representando a escola e o município, a nutricionista e responsável técnica do setor de alimentação escolar, Anne Caroline Gelmini Cauduro, esteve em Recife, na Universidade Federal de Pernambuco, nos dias 21 e 22 de março, para o Encontro da Jornada de Educação Alimentar e Nutricional (EAN). O evento reuniu gestores educacionais, nutricionista e professores do Brasil para a discussão sobre a repercussão do programa da vida dos alunos.

Aproximadamente 800 escolas de 24 estados do país foram inscritas e 460 foram selecionadas para participar do concurso, apresentando os projetos e relatos das boas práticas que realizaram. Ao final da jornada, foram selecionados os 30 melhores relatos de experiências realizadas nas escolas brasileiras para serem reunidas no livro Jornada da Educação Alimentar e Nutricional – melhores relatos da educação infantil, que foi lançado no evento em Recife.

 

Além do livro, o município recebeu troféu e certificado de menção honrosa. A Secretária de Educação, Elaine Giuliato, e as nutricionistas Anne Caroline Gelmini Cauduro e Fabiana Bernardi, estiveram na EMEI dos Anjos São Roque na manhã de segunda-feira, 02, para realizar a entrega da premiação para a diretora Tatiana Bettu, professoras, demais profissionais e para os alunos.

“Todo o trabalho que vocês fizeram está nesse livro. Agora vocês são conhecidos nacionalmente e eu estou muito orgulhosa disso” falou a Secretária Elaine para os alunos. E acrescentou que “nós trabalhamos para dar uma educação de qualidade aos nossos pequenos. Não é mais assistência, agora é educação”.

“Tenho muito orgulho de ter dado continuidade ao trabalho iniciado pela ex-diretora Maria Elizabete Nontemezzo. Foi um trabalho que envolveu alunos, professores, pais, enfim, toda a comunidade escolar se empenhou no projeto. Estão todos de parabéns” ressaltou a diretora da EMEI dos Anjos São Roque, Tatiana Bettú.

De acordo com a nutricionista Anne, esse mesmo trabalho é realizado em todas as Escolas Municipais. O edital para a Jornada de Educação Alimentar e Nutricional 2018 já foi publicado e o município participará novamente, com outras escolas inscritas.

 

Sobre a Jornada de Educação Alimentar e Nutricional 2017

O objetivo da Jornada foi incentivar o debate e a prática das ações de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) no ambiente escolar e dar visibilidade àquelas já desenvolvidas nas escolas públicas de educação infantil, tendo como tema norteador a promoção da alimentação saudável e a prevenção da obesidade infantil no ambiente escolar.

A jornada foi composta por seis etapas, que foram desenvolvidas de maio a novembro de 2017. A cada tema desenvolvido a escola recebia um selo, os temas foram:

1 – Alimentação complementar e Prevenção da obesidade infantil;

2 – Alimentos regionais brasileiros;

3 – Prevenção e redução de perdas e desperdícios de alimentos;

4 – Horta escolar pedagógica;

5 – Agricultura familiar na escola;

6 – Atividades lúdicas para o desenvolvimento social e relacionado ao ato de comer. (Esse tema foi o selecionado para compor o sobre a Jornada)

A ação realizada na EMEI dos Anjos São Roque envolveu toda comunidade escolar com participação da coordenadora, professores, cozinheiras, alunos e pais.

Fotos: Adroir da Silva | Fonte: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social da Prefeitura de Farroupilha

Publicidade