Publicidade

Município foi cenário para filmes e séries e as locações farão parte de itinerário de visitação

 

Um novo roteiro está sendo preparado para atrair ainda mais turistas a Farroupilha. O Salto Ventoso, a Casa de Bona e o Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio são algumas das locações que aparecem em cenas de filmes e séries como o premiado “O Quatrilho” (indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro em 1995), e outras produções consagradas a exemplo de “De Camerão” (2009) e “O Quinto dos Infernos” (2002). Conheça abaixo produções gravadas em Farroupilha e que terão cenas que podem ser reproduzidas pelos visitantes e postadas em redes sociais. 

O roteiro “Farroupilha, Câmera, Ação!”, voltado principalmente a amantes de fotografia e do cinema nacional, mas também aos turistas em geral, mostrará cenas específicas gravadas nos pontos turísticos para que os visitantes possam reproduzi-las em foto ou vídeo, tornando-se parte da história do local e também do filme.

 

O lançamento do projeto foi nesta quarta-feira, dia 11, em um piquenique na área externa da prefeitura, juntamente com o lançamento do XVIII Encontro de Tradições Italianas (18º Entrai).

A partir do dia 11 de maio, quando começa o Entrai, os visitantes do já poderão participar do projeto. Os pontos turísticos serão equipados com cartazes e dicas para os visitantes reproduzirem as cenas.

Seja você também o diretor e o astro dessa aventura cinematográfica em Farroupilha! Reviva as cenas de filmes e minisséries gravadas em nossa cidade, reproduza as histórias em belas fotografias e reviva a experiência de atores e produções consagradas que passaram por aqui! Prepare a sua claquete e seu equipamento. Farroupilha, Câmera, Ação!

As produções

Filme: A Jaqueta do Elvis
Ano: 2009
Local: Santuário de Nossa Senhora de Caravággio
Sinopse: O curta-metragem tem 15 minutos de duração e conta a mirabolante (e verídica) história do roubo da jaqueta do cantor americano Elvis Presley, e apresenta o personagem central, que encarna o mito de Elvis Presley que conduz o roteiro em situações e ambientes que vão das paisagens de cerração e frio da Serra Gaúcha ao Tennessee (EUA), dos valões do Rio das Antas ao lendário rio Mississipi, berço do blues e do rock. Roteirizado e dirigido por André Costantin e produzido por Daniel Herrera

Série: Decamerão – a Comédia do Sexo
Ano: 2009
Local: Casa de Bona
Sinpose: Decamerão é uma séria que conta a história de dez jovens que fogem de Florença, na Itália, por causa da peste negra. Enquanto se refugiam numa vila rural, afastada da cidade grande, os amigos passam o tempo contando histórias que obedecem ao tema proposto pelo “rei” ou “rainha” do dia. E, certamente, as histórias que mais fazem sucesso são aquelas que envolvem amores proibidos e traições. A série de quatro episódios nasceu do especial de fim ano que levava o mesmo nome. Ambas as obras televisivas são inspiradas no Decamerão, obra literária do italiano Giovanni Boccaccio escrita no século 14.
Elenco: Débora Secco, Leandra Leal, Lázaro Ramos, Drica de Moraes e Matheus Nachtergaele

Filme: Prova de Coragem
Ano: 2016
Local: Salto Ventoso e G Parque
Sinopse: Hermano (Armando Babaioff) é um médico bem-sucedido que está planejando uma escalada de alto risco em uma montanha na Terra do Fogo. Neste período, sua mulher Adri (Mariana Ximenes), com quem vive há sete anos, descobre que está grávida. Mesmo na iminência de se tornar pai, ele dá prosseguimento a seus planos. Esta é a prova de coragem que Hermano deve a si mesmo após ter testemunhado seu melhor amigo ser agredido até a morte e não ter feito nada para ajudá-lo.
Elenco: Armando Babaioff e Mariana Ximenes

Filme: O Filme da Minha Vida
Ano: 2017
Local: Casa de Bona
Sinopse: Baseado no livro do chileno Antonio Skármeta (que faz uma breve participação na sequência que se passa em um bordel), o roteiro escrito por Mello ao lado de Marcelo Vindicato, conta a história de Tony (Massaro), um jovem professor que, filho do imigrante francês Nicolas Terranova (Cassel) e da brasileira Sofia (Clais), mora em um pequeno vilarejo no sul do país, deixando-o temporariamente ao fim da adolescência para cursar faculdade em uma cidade grande. Quando ele retorna, porém, recebe a notícia de que seu pai retornou para a França sem explicações, deixando a esposa sozinha e como foco da atenção de Paco (Mello), antigo amigo da família. Buscando lidar com aquele abandono ao mesmo tempo em que inicia a vida adulta como professor em uma escola local, Tony se divide também entre as irmãs Luna (Linzmeyer) e Petra (Arantes), que o atraem de maneiras diferentes e particulares.
Elenco: Johnny Massaro, Vincent Cassel, Bruna Linzmeyer, Selton Mello e Bia Arantes

Filme: O Quatrilho
Ano: 1995
Local: Salto Ventoso
Sinopse: Em 1910, numa comunidade rural no Rio Grande do Sul habitada por imigrantes italianos, dois casais muito amigos se unem para poder sobreviver e decidem morar na mesma casa. Mas o tempo faz com que a esposa (Patricia Pillar) de um (Alexandre Paternost) se interesse pelo marido (Bruno Campos) da outra (Glória Pires), sendo correspondida. Após algum tempo, os dois amantes decidem fugir e recomeçar outra vida, deixando para trás seus parceiros, que viverão uma experiência dramática e constrangedora, mas nem por isto desprovida de romance.
Elenco: Glória Pires, Patrícia Pilar, Bruno Campos, Alexandre Paternoste e direção: Fábio Barreto

Minissérie: O Quinto dos Infernos
Ano: 2002
Local: Salto Ventoso
Sinopse: Uma história sobre os bastidores da Independência do Brasil (1822), a fundação do Império do Brasil (1822-1889), contada de maneira cômica e com muita aventura.
Atores da Cena: Humberto Martins e Danielle Winits

Filme: Nossa Senhora de Caravaggio
Ano: 2007
Local: Santuário Nossa Senhora de Caravaggio
Sinopse: O filme reproduz a história da camponesa Joaneta, que viu Nossa Senhora em 1432, em Caravaggio, na Itália. Ela sofria com as agressões do marido e alcançou a paz quando teve a visão. A história de Joaneta é relacionada, no filme, à vida de Angélica (Cristiana Oliveira), que precisa trabalhar para sustentar a filha sozinha, já que seu marido, o alcoólatra e agressivo Gomes (Luciano Szafir) está desempregado.
Elenco: Cristiana Oliveira e Luciano Szafir

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social da Prefeitura de Farroupilha