Publicidade

O Secretário de Turismo e Cultura, Francis Casali, acompanhado do Secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Roque Severgnini, participaram em Verona, na Itália, da 52ª edição da Vinitaly, feira internacional líder mundial do setor de vinhos. O objetivo é fortalecer o turismo do município, sobre tudo o enoturismo. Eles integram a comitiva brasileira de representantes setoriais da cadeia vinícola, empresariais e políticos da região da Serra.

 

 

 

 

A Vinitaly se tornou uma referência para o setor por sempre apresentar novidades aos operadores da área, deixando de ser apenas uma exibição comercial, mas também um evento referência da vinicultura mundial, que reúne mais de 128 mil visitantes de 142 países, e mais de 4.200 expositores de 30 países. A visita foi uma oportunidade para o Estado apresentar as potencialidades do setor vitivinícola em um evento de alcance internacional, uma vez que o Brasil é considerado o 5º maior produtor de vinhos no hemisfério sul e o maior produtor de vinho espumante da América Latina.

Na terça-feira, 17, foi lançada a Wine South America – Feira Internacional do Vinho, que acontece de 26 a 29 de setembro em Bento Gonçalves. A apresentação foi realizada juntamente com uma degustação de vinhos de espumantes da Região da Serra Gaúcha.

Farroupilha, responsável pela maior produção de uvas moscato no país, participará do evento mostrando o potencial turístico da cidade. A Wine South America nasce da necessidade da indústria brasileira mostrar sua variedade de vinhos e lançamentos, além do desejo de expandir seus negócios para novos mercados consumidores.

A Wine South America tem a expectativa de reunir 250 marcas expositoras, entre empresas produtoras nacionais e internacionais de vinho, fabricantes de máquinas e equipamentos, prestadoras de serviços e fabricantes de acessórios para o segmento. A feira abre espaço, também, para os produtores de café, de cachaças e destilados, e olivicultores. Esses atrativos devem ser visitados por cerca de 10 mil visitantes, entre importadores, distribuidores, profissionais da área, apreciadores, consumidores, pesquisadores e estudantes.

Além dos secretários municipais de Farroupilha, integraram a comitiva o presidente do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), Oscar Ló, da Vinícola Garibaldi, e o conselheiro do Ibravin, Alceu Dalle Molle, da Nova Aliança. Os prefeitos Guilherme Pasin, de Bento Gonçalves, Antonio Cettolin, de Garibaldi, e Adenir Dallé, de Monte Belo do Sul, também viajaram com a comitiva. Representantes de entidades, como Elton Gialdi, do Centro de Indústria e Comércio (CIC) de Bento Gonçalves, e outros profissionais, como enólogos, também viajaram com integrantes da equipe Milanez & Milaneze, empresa que vai promover o evento no Brasil.

Fotos: Divulgação | Fonte: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social da Prefeitura de Farroupilha

Publicidade