Publicidade

Aeronave sobrevoou município coletando informações para atualizar base de dados.

Entre o final do mês de março e início do mês de abril, uma aeronave contratada pela prefeitura de Farroupilha sobrevoou toda a área do município para coletar dados, informações e imagens do território farroupilhense. Ao todo, foram 25 horas de voo.

A ação faz parte do Programa de Modernização da Administração Tributária e da Gestão dos Setores Sociais Básicos (PMAT), financiado pelo Governo Federal junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social (BNDES). Esta é mais uma etapa do processo, que já adquiriu equipamentos e um veículo para auxiliar as equipes da Secretaria de Planejamento.

O projeto na área de Geoprocessamento e Sistemas de Informação que envolve a execução de vários serviços especializados para a geração de um novo mapeamento e para a modernização da sua Gestão Cadastral Imobiliária do Município. Faz quase 25 anos que a prefeitura não atualiza de forma completa as suas bases de dados e o mapa da cidade.

Durante o sobrevoo, a aeronave contratada e adaptada como sistema de navegação, câmeras digitais e equipamentos laser de alta resolução para obtenção das informações.

O perfilamento laser permitirá a obtenção do Modelo Digital do Terreno e Modelo Digital de Superfície. Com as fotografias aéreas de alta resolução serão gerados novos mapas vetoriais da área urbana e rural do município identificando a hidrografia, edificações, lotes, posteamentos, vegetação entre outros fatores.

 

Próxima etapa: mapeamento das ruas

A próxima etapa, prevista para início em maio, será o levantamento de todos os logradouros do Município através de sistema de mapeamento móvel que obterá fotografias georreferenciadas das fachadas dos imóveis e das vias urbanas trafegáveis.  O trabalho envolve um veículo adaptado cinco câmeras de alta resolução que permitem o georreferenciamento das imagens.

Com previsão de conclusão para o final de 2018, o projeto ainda contará com etapas que correm de forma simultânea e envolvem os serviços de geração do novo mapa de lotes urbanos e glebas existentes, a Atualização Cadastral dos Imóveis em campo que será efetuada com base neste novo Mapeamento, por pessoal qualificado e treinado para tal tarefa e a implantação de um Sistema de Informações Geográficas ou Georreferenciado denominado de SIG que permitirá  a consulta, visualização, manutenção e controle de todas estas informações.

Fotos: Divulgação | Fonte: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social da Prefeitura de Farroupilha