Publicidade

O Dia Municipal da Leitura é comemorado dia 5 de maio. Para marcar a data, a Biblioteca Pública Municipal Olavo Bilac promove, na próxima semana, três dias de atividades envolvendo 330 alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Antônio Minella. O objetivo é aproximar leitores e escritores, vivenciar momentos de leitura inclusiva e ações de leitura prazerosas.

 

Confira a programação:

Quarta-feira, 2 de maio:

– Encontro com o Escritor Armando Wartha;

– Projeto Ações Extraordinárias: A Biblioteca Pública fará parte deste projeto desenvolvido pela E.M.E.F. Antônio Minella, através de ações leitura como:

– Roda de Poesia: os alunos declamarão poesias de sua escolha para os integrantes da AFADEV;

– Contação de uma história: os integrantes da AFADEV irão ler uma história em braile para os alunos. Cada aluno terá em mãos o livro em tinta para acompanhar a leitura;

– Oficina “Outra Visão”, com o presidente da AFADEV, Pablo Baretti, com o intuito de demonstrar o uso de materiais educacionais adaptados, e vivências para sensibilização dos alunos quanto a deficiência visual.

Quinta-feira, 3 de maio:

– Bate-Papo com o colunista Alexandre Broilo;

– Contação de histórias no espaço “Estação Leitura: Trilhando Histórias.

Sexta-feira, 4 de maio

– Bate-Papo com a cronista Cláudia Iembo;

– Lançamento do livro do escritor Roque Jr.;

– Roda de Poesia: O grupo de alunos participará da dinâmica “Ponto de tecer poesia”, de Sylvia Orthof. Após formada a roda cada aluno declamará uma parte da poesia e uma linha permeará a roda conforme a ordem de leitura.

 

  Atividades permanentes durante os três dias:

– VOCÊ SE ATREVERIA A LER UMA POESIA? Esta pergunta provocativa constará num painel acima da poesia “A boneca”, de Olavo Bilac. O público será convidado a fazer uma parada para uma leitura prazerosa.

– TROCA-TROCA DE LIVROS “TROQUE LIVROS, LEIA SEMPRE”, defronte à biblioteca no horário das 8h às 11h e das 13h às 16h;

– DOAÇÃO DE LIVROS “PRAZER EM LER”: Livros de diversos gêneros, folder da Biblioteca, marcador de páginas e uma poesia.

 

A atividades realizadas pela Biblioteca Pública Olavo Bilac tem sempre o objetivo de provocar e despertar a leitura pelo simples prazer de ler, sem objetivos didáticos e pedagógicos. Para usufruir dos serviços da Biblioteca, basta realizar o cadastro, apresentando documento com foto, comprovante de residência atualizado, cadastro de imagem para o sistema informatizado e coação de um livro de literatura em bom estado.

Foto: Adroir da Silva | Fonte: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social da Prefeitura de Farroupilha