Publicidade

A primeira edição do ano da Campanha de Recolhimento de Lixo Eletrônico resultou em 15.982 kg de resíduos, entre eles, computadores, televisores, geladeiras, aparelhos de som e telefones. A ação foi realizada pela Secretaria de Meio Ambiente, com apoio da Ecofar. Os produtos recolhidos foram encaminhados à empresa Ambe, especializada na separação e destinação correta deste tipo de material.

Com o elevado uso de equipamentos eletrônicos no mundo moderno, este tipo de lixo tem se tornado um grande problema ambiental quando não descartado em locais adequados. Como estes equipamentos possuem substâncias químicas (chumbo, cádmio, mercúrio, berílio, etc) em suas composições, podem provocar contaminação de solo e água. Além disso, estas substâncias podem provocar doenças graves em pessoas que coletam produtos em lixões, terrenos baldios ou na rua. Estes equipamentos são compostos também por grande quantidade de plástico, metais e vidro e demoram muito tempo para se decompor no solo.

Em função da mudança do sinal analógico para digital, foi recolhida uma grande quantidade de televisores. A próxima coleta de lixo eletrônico será no dia 25 de agosto.

Fotos: Adroir da Silva | Fonte: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social da Prefeitura de Farroupilha