Publicidade

A Orquestra de Violões e o coral Abraçaí Canta, de Bento Gonçalves, são formados por crianças e adolescentes que se encontram semanalmente com educadores musicais, desenvolvendo um trabalho de sensibilidade, aperfeiçoamento musical e prática de repertório.

O objetivo principal é oferecer às crianças e adolescentes o contato com a linguagem musical, proporcionando uma melhor qualidade de vida no meio social em que estão inseridos. Desde 2010, o grupo se apresenta em diversas oportunidades no município de Bento Gonçalves e cidades da região.

E nesta semana eles estiveram em Farroupilha, realizando apresentações nas Escolas Municipais Santa Cruz (Nova Milano) e João Grendene (1º de Maio). A ação foi uma realização do Gabinete da Primeira Dama e da Coordenadoria da Mulher. Mais de 50 crianças e adolescentes em cada escola participaram da atividade.

Apresentação na Escola Santa Cruz, em Nova Milano.

Apresentação na Escola Santa Cruz, em Nova Milano.

Apresentação na Escola João Grendene, no bairro 1º de Maio.

Apresentação na Escola João Grendene, no bairro 1º de Maio.

 

História

A ABRAÇAÍ – Associação Bentogonçalvense de Convivência e Apoio a Infância e Juventude, surgiu em 1959 com o nome de Associação Beneficente Patronato Bento Gonçalves para atender meninos carentes em regime de abrigo.

A partir de 2008, com mudança de estatuto, passou a anteder modalidade de turno inverso, denominado serviço de convivência e fortalecimento de vínculos, a fim de possibilitar a proteção social, bem como qualificar os serviços prestados a comunidade de Bento Gonçalves e da ampliação do número de beneficiários atendidos.

A ABRAÇAÍ é uma entidade que objetiva desenvolver atendimento a crianças, adolescentes, seus familiares e comunidade em situação de vulnerabilidade social, buscando oferecer novas experiências e vivências que estimulam o fortalecimento dos vínculos familiares e sociais, sem discriminação de sexo, raça ou credo religioso, zelando pela defesa dos seus direitos, com vistas a assegurar-lhes uma vida digna.

No ano de 2009, a ABRAÇAÍ passou a contar com a franquia do Programa Florescer através do Instituto Elisabetha Randon, que traz sua proposta, permitindo adequações de acordo com a realidade da comunidade na qual estamos inseridos. O Programa iniciou com 80 crianças e adolescentes, e veio para auxiliar na responsabilidade de contribuir para a construção de uma sociedade mais justa, assumindo um compromisso com a cidadania.

Hoje conta com 250 beneficiários de 05 a 17 anos atendidos no contra turno escolar, que pertencem ao seguinte zoneamento: Bairros Santa Helena I, II e III, Fátima, Santo Antão, Santa Marta, Imigrante e Botafogo.

São desenvolvidas atividades como: Tecnologia da Informação e Comunicação; Noções Básicas da Língua Inglesa; Conscientização para a Vida, Corporal e Ambiental; Apoio à Escolarização; Musicalização: Flauta Doce, Coro, Violão Iniciante, Teclado, Orquestra de Violões; Escaletas; Expressão Corporal; Atendimento Social; Acesso à Informação e à Formação e Iniciação Profissional. Todas as atividades são acompanhadas por Educadores capacitados na sua área de atuação.

A partir 2013, conta com o Programa Capacitar – Curso de Aprendizagem em Comércio para adolescentes e jovens de 14 a 17 anos, que acontece em parceria com o SENAI e SENAC, regulamentado pelo Programa Jovem Aprendiz. A Entidade oferece ainda alimentação e transporte e também promove ações, palestras e atendimento aos familiares.

Fotos: Divulgação | Fonte: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social da Prefeitura de Farroupilha

Publicidade