Publicidade

Radar e SNE vão proporcionar economia significativa para o município.

Farroupilha passará a contar com soluções integradas para o gerenciamento das multas de trânsito, o Radar e o SNE. Será a primeira cidade do Rio Grande do Sul a ter os sistemas, desenvolvidos pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), maior empresa pública de tecnologia da informação do mundo.

O Radar realiza a gestão da infração de ponta a ponta, desde o registro em talonário eletrônico ou manual pelo agente de trânsito até a impressão das autuações e o gerenciamento de postagens das notificações para pagamento das multas.

Já o Sistema de Notificação Eletrônica (SNE) facilita a comunicação de infrações pelos órgãos autuadores e permite que condutores de veículos cadastrados na ferramenta tenham desconto de 40% no valor de multas interestaduais de trânsito. O aplicativo está disponível para download para smartphones das plataformas Android e iOS.

O contrato com a empresa foi assinado na manhã desta quinta-feira, 21, em ato oficial no Centro Administrativo da Prefeitura e a previsão é que dentro de 30 dias esteja em funcionamento. “Na área pública estamos acostumados a nos deparar com processos demorados. Para acabar com a burocracia, a lentidão e os inúmeros papeis, a gente buscou uma solução inovadora, que vai permitir que o fiscal de trânsito aplique a multa direto do smartphone, o motorista já seja avisado através de aplicativo e possa pagar a multa com desconto. Essa dedução tão significativa é possível pois vamos ter economizado nos custos de operação”, destacou o Secretário de Desenvolvimento Humano e Gestão, Vandré Fardin.

Além da economia financeira no processamento de dados e nas impressões e postagens das infrações, o Radar permite uma considerável redução da quantidade de recursos. Conforme o Serpro, se antes os funcionários dos órgãos autuadores eram obrigados a utilizar três sistemas diferentes, imprimir uma lista de conferência e checar as auditorias realizadas, com o sistema, tudo é feito em apenas uma tela, aumentando a produtividade, já que, com o Radar, as checagens passaram de cerca 40 para mais de 120 imagens por hora. “Nossa missão é conectar governo e sociedade. Nada mais ideal do que entregar uma solução que faça essa comunicação para as prefeituras. Parabéns a Farroupilha, que tomou a decisão de inovar”, ressaltou o Gerente de Departamento de Negócios para os Governos Estadual e Municipal do Serpro, Anderson Roberto Germano.

O Prefeito Claiton Gonçalves enfatizou que a adesão realiza hoje é apenas um dos pilares de um processo de inovação e evolução digital do município. “Essa assinatura faz parte de algo maior, que é o Farroupilha 2040, com a integração de diversas soluções, como essa que estamos apresentando hoje e o cercamento eletrônico. É uma manhã histórica, o começo de um novo momento”, finalizou.

Também estiverem presentes na ocasião, o Superintendente da Famurs, Adriano Deitos, o Comandante do 36º Batalhão de PM, Major Juliano Amaral, Comandante do Corpo de Bombeiros, Tenente Elierson dos Passos, representante da EPTV, vereadores e Secretários Municipais.

Fotos: Adroir da Silva | Fonte: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social da Prefeitura de Farroupilha

Publicidade