Publicidade

Conhecida como ID Jovem, a iniciativa do Governo Federal garante diversos benefícios a jovens de baixa renda, que podem emitir a carteira pela internet e também por smartphones.

Em Farroupilha o programa é desenvolvido pela Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude em conjunto com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação. No município 2.223 jovens estão aptos para o benefício, porém, somente 34 cadastros foram realizados até o momento.

A Identidade Jovem, ou simplesmente ID Jovem, é o documento que possibilita acesso aos benefícios de meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos e também a vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual, conforme disposto no Decreto 8.537/2015 .

A ID Jovem é destinada às pessoas com idade entre 15 e 29 anos, pertencentes à família com renda mensal de até dois salários mínimos e inscritos no Cadastro Único do Governo Federal, com informações atualizadas há pelo menos 24 meses. Para incluir ou atualizar os dados, é preciso que o jovem procure o Centro de Referência de Assistência Social – CRAS ou o setor responsável pelo Cadastro Único da sua cidade.

Benefícios:

Cultura, lazer, esporte, shows e teatro: Com a ID Jovem fica assegurado o pagamento de meia-entrada – 50% do valor cobrado no ingresso ao público em geral – em eventos artístico-culturais e esportivos.

Transporte: São reservadas por viagem, duas vagas gratuitas em cada veículo, comboio ferroviário ou embarcação do serviço convencional de transporte interestadual de passageiros​​.

Como gerar ID Jovem

Para gerar a ID Jovem basta acessar o https://idjovem.juventude.gov.br/emitir-id-jovem através do computador ou por smartphones. Mas é preciso informar o NIS – Número de Identificação Social, disponível no Cartão Cidadão, no extrato do FGTS ou na Carteira de Trabalho.

 

Mais informações sobre o programa ID Jovem podem ser obtidas na Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude através dos telefones 54. 32687073 ou 996373010.

Publicidade