Publicidade

O Centro de Atendimento Integral Odete Zanfeliz, que existe desde 1991, atende cerca de 180 crianças, de quatro a 14 anos, nos turnos manhã e tarde, desenvolvendo atividades complementares à escola. É um espaço de convivência e de socialização.

Nos últimos meses foi realizada uma reforma parcial na parte interna da estrutura. E na manhã desta terça-feira, 3, foi entregue oficialmente a obra. Com a melhoria realizada no prédio, que totaliza área de 1035,90m², estão sendo disponibilizados aos alunos cinco salas de aula, uma sala multiuso, uma sala de professores, uma secretaria e uma sala de direção, além dos banheiros e da lavanderia que foram reestruturados.  Os demais espaços como o laboratório de informática, estúdio de música, brinquedoteca, biblioteca e sala de teatro foram reorganizados. O investimento, com recursos próprios da Prefeitura, foi de R$ 70 mil.

Além dos novos ambientes, os alunos também têm acesso ao espaço para apoio pedagógico, laboratório de informática, estúdio de música, brinquedoteca, biblioteca, sala de teatro, refeições, higienização e educação física. São oferecidas oficinas de Informática, música, Projeto Crescer, educação ambiental, arte, educação física, estudo orientado, oficina lógico matemática, oficina de linguagens e códigos, hora do conto, teatro, dança, taekwondo, coral, oficina de jogos pedagógicos e jogos e brincadeiras.

“O objetivo maior de estar aqui é aplaudirmos todas essas melhorias. Um espaço amplo, claro, alegre e festivo pensado para que as crianças e os jovens que aqui frequentam tenham um modelo de educação diferenciado. Continuaremos trabalhando em prol da educação para que tenhamos espaços cada vez mais qualificados”, destacou o prefeito Claiton Gonçalves.

Para a secretária de educação, Elaine Giuliato, todo o trabalho realizado é pensado nos alunos. “Esse é um momento muito feliz. A gente reformulou quase todo esse espaço e é por vocês, alunos, que fizemos tudo isso. Um passo importante para as nossas crianças e adolescentes que precisam de um espaço como esse. A meta 6 do Plano Nacional de Educação trata justamente sobre isso, sobre educação em tempo integral. Agradeço os nossos parceiros da rede privada que ajudaram isso acontecer.”

E a diretora do Centro de Atendimento Integral Odete Zanfeliz, Aline Soletti, ressaltou que esse é um dia de agradecimentos. “Agradeço os nossos alunos, que são a razão de tudo isso estar acontecendo. Eles perceberam que essa melhoria é para eles e eles estão cuidando muito bem. Agradeço a toda a equipe de professores e funcionários que me receberam muito bem aqui. E agradeço a secretaria de educação pelo convite de assumir a direção desta instituição. ”

A equipe é composta por 18 professores, cinco funcionários para limpeza e alimentação, um educador social e um introdutor de música.

Além do Centro de Atendimento Integral Odete Zanfeliz, que atende 180 alunos, a Prefeitura de Farroupilha mantém outros dois Centros de Atendimento Integral. No bairro Industrial são atendidos 310 alunos e no bairro 1º de Maio 179 alunos, totalizando 660 crianças e adolescentes atendidos em tempo integral.

Fotos: Adroir da Silva | Fonte: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social da Prefeitura de Farroupilha

Publicidade