Publicidade

O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) divulgaram na segunda-feira, 3, os resultados do IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. E Farroupilha figura mais uma vez entre as cidades do Rio Grande do Sul com os melhores índices na rede municipal, com média 7,2 nas séries inicias e nas séries finais.

Os resultados no indicador, que leva em conta o desempenho de alunos em provas de português e matemática e a taxa de aprovação, são referentes a 2017. São três séries avaliadas: quinto ano (séries iniciais) e nono ano (séries finais) do Ensino Fundamental e terceiro ano do Ensino Médio.

Farroupilha tem a 5ª melhor média do estado nos anos iniciais e nos anos finais a 4ª melhor nota. A tendência de municípios pequenos destacarem-se vem se repetindo nas últimas avaliações, porém, Farroupilha é a única cidade com mais de 20 mil habitantes entre as cinco melhores do Estado.

Confira nos gráficos abaixo a evolução do Ideb da rede municipal desde 2005, ano da primeira edição do estudo: 

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Cruz foi a melhor colocada entre das escolas de Farroupilha, com média 8,4 nas séries iniciais e 7,6 nas séries finais. Além disso, em 2017 a instituição aparece entre as escolas públicas que mais avançaram nos indicadores do Ideb nos anos finais. A escola de Farroupilha subiu sua nota de 4,9, em 2007, para 7,6 (três pontos acima da média estadual, que foi de 4,6).

 

Evolução em anos finais do ensino fundamental da Escola Santa Cruz

Ano

2005

2007

2009

2011

2013

2015

2017

Média

4,5

4,9

6,0

6,8

6,5

7,2

7,6

 

Além da Escola Santa Cruz, Farroupilha aparece bem posicionada no ranking com as demais escolas:

Séries inicias:

EMEF Santa Cruz – 8,4

EMEF Ângelo Chiele – 7,8

EMEF Antônio Minella – 7,7

EMEF João Grendene – 7,6

EMEF Oscar Bertholdo – 7,3

EMEF Presidente Dutra – R$ 7,2

Série finais:

EMEF Santa Cruz – 7,6

EMEF Ângelo Chiele – 7,3

EMEF João Grendene – 6,5

EMEF Presidente Dutra – 6,5

EMEF Nossa Senhora Medianeira – 6,3

EMEF Oscar Bertholdo – 6,3

 

A secretária de educação, Elaine Giuliato, agradece a parceria e o desempenho das escolas. “A nossa satisfação é de que a Secretaria de Educação trabalha para dar todos os subsídios e fermentas necessárias para que a escola desenvolva suas atividades, como a formação dos professores que é feita pela nossa equipe, o trabalho dos orientadores educacionais, além dos secretários escolares em todas as escolas que trabalharam na implantação do software educacional. Enfim, é uma parceria muito importante entre secretaria e escolas. Então o nosso agradecimento às escolas que fazem o Ideb de Farroupilha se tornar um dos destaques estaduais”.

 

O que é o Ideb

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é o principal indicador da qualidade da educação básica no Brasil. A cada dois anos, em uma escala que vai de 0 a 10, calcula o desempenho das escolas públicas e privadas do país no Ensino Fundamental e no Ensino Médio, a partir questões aplicadas aos alunos em provas de língua portuguesa e matemática, da taxa de aprovação e da relação idade/série. A meta para o Brasil é alcançar a média 6 até 2021.

Os resultados do Ideb 2017 para escola, município, unidade da federação, região e país são calculados a partir do desempenho obtido pelos alunos que participaram do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2017 e das taxas de aprovação, calculadas com base nas informações prestadas ao Censo Escolar 2017. Somente têm suas notas divulgadas as escolas com pelo menos 10 alunos matriculados nas etapas avaliadas — 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio — e em que o número de alunos participantes do Saeb 2017 tenha alcançado 80% dos alunos matriculados. 

Design: Jonas Viega | Fonte: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social da Prefeitura de Farroupilha

Publicidade