Publicidade

O Setor Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação está engajado nos estudos e reflexões para implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) através da construção do novo Referencial da Rede Municipal de Farroupilha.

A Base Nacional Comum Curricular é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica. Ela deverá nortear os currículos dos sistemas e redes de ensino das Unidades Federativas, como também as propostas pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Dentro dessa perspectiva, a Secretaria de Educação tem como intenção finalizar o ano letivo de 2018 com a primeira versão do Referencial Curricular Municipal atualizado a BNCC.

Em 2017 foram realizados estudos das versões preliminares da BNCC e da última versão nos grupos de formação continuada da Rede Municipal nos diferentes níveis de ensino e áreas de conhecimentos envolvendo aproximadamente 500 docentes.

Já no ano de 2018, foram realizadas as seguintes ações:

– Dia “D” na Rede Municipal mobilizando gestores escolares para os estudos em suas escolas acerca das Dez Competências Gerais da BNCC que servirão de pauta para as reuniões pedagógicas das escolas;

– Elaboração do cronograma de Implementação da BNCC na rede municipal, bem como estrutura do Documento Referência;

– Apresentação ao Conselho Municipal de Educação do cronograma de implementação e estrutura preliminar do documento referência;

– Estruturação dos dezoito Grupos de Trabalho dos diferentes níveis/etapas/áreas de conhecimentos com a mobilização dos orientadores educacionais da rede e convite extensivo à comunidade educacional;

– Semana “D” na qual todos os docentes discutiram em suas unidades escolares, durante a formação continuada em serviço, as Dez Competências Básicas e realizando estudos e apontamentos utilizando plataforma digital.

No mês de agosto e setembro os dezoito Grupos de Trabalho discutiram e analisaram o Referencial Curricular Municipal em vigência, realizaram leitura de textos introdutórios das etapas/níveis/áreas de conhecimento da BNCC e construíram mapas conceituais aproximando esses dois subsídios teóricos.

Atualmente, os Grupos de Trabalho (GTs) estão elaborando os Quadros de Aprendizagens que registram eixos temáticos, conteúdos e objetivos de aprendizagem e que serão norteadores da ação pedagógica.

No final do mês de setembro, estes quadros serão disponibilizados de forma online para consulta pública a fim de que sejam analisados e recebam contribuições de forma democrática e coletiva.

Este movimento coletivo de revisitação do Referencial Curricular Municipal e adequação do mesmo as diretrizes da BNCC está fundamentando na legislação vigente (Resolução CNE/CP nº02 de 22 de dezembro de 2017 e Portaria nº331, de 5 de abril de 2018).

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social da Prefeitura de Farroupilha

Publicidade