Publicidade

A programação da Semana de Conscientização à Doação de Órgãos e Tecidos segue até o próximo sábado, 30, em Farroupilha. As atividades iniciaram na última quinta-feira, 21, com o objetivo de falar e desmistificar muitas questões em relação ao assunto. A realização é da Prefeitura de Farroupilha, através da Secretaria Municipal de Saúde, do Hospital Beneficente São Carlos (HBSC), do Grupo de Voluntários Anjos da Esperança e da Hermelu Esportes.

A evento no município vai ao encontro da Campanha Setembro Verde, promovida em todo o país pela Associação Brasileira de Transplante de Órgãos. Criado em 2012, o projeto visa estimular a doação de órgãos, além da busca de direitos para os pacientes em fila de espera e para os transplantados. O último levantamento da ABTO mostra que a taxa de doadores no país registrou um crescimento de 11,8% no primeiro semestre deste ano. O resultado da pesquisa aumenta a esperança para muitos que estão na fila de espera.

A semana está contando com uma programação diversificada. A palestra “Doe Órgãos, Doe Vida”, ministrada pela Organização de Procura de Órgãos – OPO, de Caxias do Sul reuniu comunidade e trabalhadores da área de saúde no Salão Nobre da Prefeitura. Já na sexta-feira, no auditório do HBSC, ocorreu o encontro de pacientes transplantados e capacitação sobre captação de córneas para funcionários da casa de saúde.


Enfermeiro Hugo Castilhos distribuiu brindes aos participantes da palestra Doe Órgãos, Doe Vida.

No domingo, 24, foram realizadas missas, no Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio e na Igreja Matriz, com exposição de fotos do trabalho realizado pelos Anjos da Esperança e pela Comissão Intrahospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos do Hospital Beneficente São Carlos.

Essa semana iniciou com um pedágio educativo destinado a toda a comunidade no centro da cidade. Os farroupilhenses receberam orientações sobre o assunto nas proximidades da Igreja Matriz.  Nesta terça-feira, 26, aconteceu a Caminhada em Prol da Semana de Conscientização promovida pelo Grupo de Corrida da Hermelu Esportes, que se repete no próximo sábado, às 10h, sob coordenação do Grupo Anjos da Esperança.

 

Saiba mais sobre a Doação de Órgãos e Tecidos

 

O que é Doação de Órgãos?

A doação de órgãos ou de tecidos é um ato pelo qual manifestamos a vontade de doar uma ou mais partes do nosso corpo para ajudar no tratamento de outras pessoas.

A doação de órgãos como rim, parte do fígado e da medula óssea pode ser feita em vida.

Já o doador falecido pode doar rins, coração, pâncreas, pulmão, fígado, e também tecidos como córnea, pele e ossos, sempre após a autorização dos familiares.

Como posso ser doador?      

De acordo com a legislação brasileira, para ser doador de órgãos e tecidos, não é preciso deixar nada por escrito; basta avisar a família, de forma clara sobre a decisão. Porém, a doação só acontece após a autorização familiar documentada.

Por que doar?

Doar órgãos é um ato de amor e solidariedade. O transplante pode salvar vidas, no caso de órgãos vitais como o coração, ou devolver a qualidade de vida, quando o órgão transplantado não é vital, como os rins. Além disso, estrutura a saúde física e psicológica de toda a família envolvida com o paciente transplantado.

Para quem vão os órgãos doados?

Os órgãos doados vãos para pacientes que necessitam de um transplante e já estão aguardando em uma lista de espera única. A compatibilidade entre doador e receptores é determinada por exames laboratoriais e a posição em lista é determinada com base em critérios como tempo de espera e urgência do procedimento.

Saiba mais acessando o site: http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/o-ministerio/principal/secretarias/366-sas-raiz/dahu-raiz/transplantes-raiz/transplantes/21679-doacao.

Fotos: Divulgação | Fonte: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social da Prefeitura de Farroupilha