Publicidade

Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, com o objetivo direto de alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção.

Um problema de saúde pública que vive atualmente a situação do tabu e do aumento de suas vítimas é o suicídio. Pelos números oficiais, são 32 brasileiros mortos por dia, taxa superior às vítimas da AIDS e da maioria dos tipos de câncer. Tem sido um mal silencioso, pois as pessoas fogem do assunto e, por medo ou desconhecimento, não veem os sinais de que uma pessoa próxima está com ideias suicidas. A esperança é o fato de que, segundo a Organização Mundial da Saúde, 9 em cada 10 casos poderiam ser prevenidos. É necessário a pessoa buscar ajuda e atenção de quem está à sua volta.

Com o objetivo de chamar a atenção sobre o assunto, a Secretaria de Saúde, juntamente com a Associação Farroupilhense Pró-Saúde, promove algumas atividades alusivas ao Setembro Amarelo. Nesta quarta, dia 27, é realizada a distribuição de material informativo na Praça da Matriz. E no sábado, dia 30 de setembro, será realizada a palestra Um Grito Calado, com o Dr. Andrei Garziera Valerio. A ação será das 9h30 às 11h30 na Câmara de Vereadores e é aberta a comunidade.

Fotos: Adroir Fotógrafo | Fonte: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social da Prefeitura de Farroupilha