Publicidade

 

Posto de Saúde do Bairro América prestará 500 atendimentos por mês.

Consultas oftalmológicas, verificação da acuidade visual, identificação de doenças que se manifestam através dos olhos e o despacho de receitas para óculos na hora são alguns dos benefícios que Farroupilha passará a oferecer para até 500 pessoas por mês. O Teleoftalmo foi inaugurado nesta sexta-feira, dia 29, e começa a atender a partir da próxima segunda-feira, dia 30. Localizado no posto de saúde do Bairro América, em Farroupilha, o local será referência em oftalmologia para 49 municípios da macro-região Nordeste.

A Teleoftalmologia como Estratégia de Atenção Integral à Saúde Ocular (Teleoftalmo – “Olhar Gaúcho”), é desenvolvida em parceria com o Ministério da Saúde, Associação Hospitalar Moinhos de Vento (AHMV) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a prefeitura de Farroupilha. De um total de oito centros como este, Farroupilha é o terceiro município a receber o equipamento.

 

Durante as consultas, que serão marcadas pelos médicos postos de saúde dos municípios da região e os pacientes encaminhados para Farroupilha, uma equipe de médicos e enfermeiros irá transmitir os exames para uma central, em Porto Alegre. Então, o oftalmologista do outro lado irá realizar o diagnóstico das imagens e definir se há necessidade de tratamento ou não e qual o procedimento mais indicado. No caso de problemas de visão, o paciente já sai do posto com a receita e poderá obter gratuitamente os seus óculos gratuitamente em qualquer ótica Diniz mais próxima.

A unidade terá capacidade identificar diversas doenças que afetam os olhos ou que se manifestam pela visão. Por se tratar de um centro de telemedicina, ou seja, laboratório que realiza apenas o diagnóstico, os pacientes poderão ser encaminhados posteriormente para consultas presenciais com oftalmologistas. Entre as funções do laboratório, está a capacidade para rastrear retinopatia diabética e determinar o estágio da doença, rastrear glaucoma, diagnosticar catarata e identificar erros de refração ocular.

A secretária municipal da Saúde de Farroupilha, Rosane da Rosa, destacou que o Teleoftalmo é um benefício para a população da cidade e também de toda a região. “O paciente será atendido nas unidades de saúde e já vem referenciado e, quando diagnosticado o problema de visão pelo médico da unidade já vem agendado para e, conforme a situação, já vai sair pronta com o diagnóstico e quando precisar de óculos irá sair com a receita daqui e pode encaminhar os óculos gratuito”, salienta.

Para o prefeito Claiton Gonçalves, o serviço prestado será de excelência e vai ficar para a história do município, do estado e do Brasil. “A telemediciana já é realidade na Europa e na América do Norte e é um grande avanço para a nossa região. Temos aqui equipamentos de ponta e uma equipe altamente qualificada que, aliada aos profissionais que irão receber as informações na Capital, terão condições de efetuar diagnósticos precisos em uma velocidade impressionante”, destaca o prefeito.

Saiba mais:
A teleoftalmologia utiliza um método de tecnologia onde há falta de especialista através de computadores, vídeo-conferência e internet. A teleoftalmologia permite o médico oftalmologista numa das pontas, interagir com o paciente localizado na outra ponta, por meio de videoconferência, compartilhamento de dados, e diagnosticar o paciente com apoio de equipe capacitada (médico, enfermeira, auxiliar e agente comunitário) que utiliza equipamentos de diagnóstico oftalmológico para transferir as imagens.

A oftalmologia é uma área da medicina onde a imagem desempenha um papel importante na prevenção da cegueira e muitos diagnósticos podem ser feitos pela visualização das imagens. Assim, o uso da tecnologia da informação na oftalmologia torna-se fundamental para reduzir a distância entre as áreas rurais e urbanas.

A Unidade Básica de Saúde do Bairro América fica localizada na rua Raimundo Arrosi, 241. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (54) 99943-8254 ou (54) 3261-5355.

Fotos: Adroir Fotógrafo | Fonte: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social da Prefeitura de Farroupilha