Publicidade

O surto de febre amarela que ocorre em alguns estados desde o ano passado está assustando moradores de todo o País, levando muitas pessoas a procurarem as Unidades Básicas de Saúde (UBS) em busca da vacina. Mas até o momento não houve nenhum caso de febre amarela em humanos registrado em Farroupilha. Portanto, não é necessário que os moradores daqui se imunizem, a menos que tenham viagem marcada para lugares onde há ocorrências da enfermidade.

No Rio Grande do Sul há mais de 10 anos não tem nenhum caso de Febre Amarela. Na região foram encontrados macacos mortos com diagnóstico de febre amarela no ano de 2009, onde foi feita vacinação para toda população do município. Naquele ano foram vacinadas 44.456 pessoas. A vacinação continuou na rotina em todas as salas de vacinas. Em 2016, no município de Farroupilha, foram administradas 2.571 doses de vacina da Febre Amarela.

Para quem não tem nenhuma dose da vacina contra a febre amarela o importante é fazer agora dose única, pelo menos 10 dias antes de viajar para as regiões que tem registros de casos de Febre Amarela como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e outros. 

A vacina contra a Febre Amarela está à disposição em todas as Unidades Básicas de Saúde nos seguintes dias e horários:

Local

Dia de aplicação

Horário

ESF Medianeira

Segunda-feira

Manhã

ESF Cinquentenário

Quinta-feira

Manhã

ESF São José

Terça-feira

Tarde

ESF 1º de Maio

Terça e quinta-feira

Tarde

ESF América

Terça-feira

Manhã

UBS Central

Quarta e sexta-feira

Manhã

ESF Cruzeiro

Sexta-feira

Manhã

ESF Belvedere

Sexta-feira

Manhã

ESF Monte Pasqual

Quinta-feira

tarde

CES

Quarta-feira

Tarde

 

A vacina é aplicada em dose única a partir dos nove meses de idade. Para as pessoas com 60 anos ou mais é necessário passar por uma avaliação médica e apresentar a prescrição no momento da vacinação.

Para o monitoramento da febre amarela é importante que, ao encontrar macacos, bugios e sagui mortos, a pessoa não mexa no animal e ligue para a Vigilância Epidemiológica através do fone 3261-1094 que, juntamente com a 5ª Coordenadoria Regional de Saúde, fará a coleta do animal morto para análise.  No momento não há circulação do vírus da febre amarela em Farroupilha.

Para os viajantes, a Vigilância Epidemiológica informa que o município realizou cadastramento para realização da emissão de Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia da Febre Amarela mas, por problemas no site da ANVISA, no momento não está sendo realizada a emissão dos mesmos. Por isso, a orientação a todos os viajantes é que se dirijam ao escritório da ANVISA, localizado junto ao Aeroporto Internacional Salgado Filho em Porto Alegre, para a emissão da certificação.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social da Prefeitura de Farroupilha

Publicidade