Publicidade

O ar-condicionado é item essencial de muitas casas e escritórios e o filtro é uma das peças fundamentais para o bom funcionamento do seu sistema. Mas é preciso ficar atento quanto às condições de higiene deste.

Limpar o filtro do ar-condicionado é muito importante por uma variedade de razões. Entre elas, podemos citar o conforto térmico e até mesmo para preservar a saúde das pessoas que utilizam o equipamento.

Você talvez já tenha enfrentado este problema ou conhece ao menos uma pessoa que o vivenciou: uma insistente tosse seca, prolongada por dias a fio. Ela não deixa você em paz e pode estar acompanhada de congestão nasal, pigarro, dor de cabeça e coceira na garganta e nos olhos. Mas fique tranquilo, o quadro é comum. Segundo especialistas, a irritação costuma ocorrer a cada início de verão e é causada por dois fatores: mudança brusca de temperatura e falta de limpeza em aparelhos de ar-condicionado.

Poeira, ácaros, bactérias e fungos acumulam-se ao longo do ano nos dutos e no filtro do ar-condicionado de sistemas de refrigeração centrais de grandes prédios e em pequenos aparelhos de residências e carros. Jogados no ar, eles são aspirados e irritam o organismo.

Ligados sem manutenção, os aparelhos jogam essas impurezas no ambiente. Isso é ainda pior para quem tem rinite, asma ou bronquite. Reações como tosse, pigarro e nariz congestionado são formas do organismo de livrar-se desses agentes intrusos.

O ar-condicionado também retira a umidade do ar. Na prática, o ar seco inalado também resseca o muco transportado pelo aparelho mucociliar, um mecanismo de defesa do sistema respiratório que funciona como uma esteira ao levar impurezas do pulmão para serem expelidas pelo nariz (na forma de muco) e boca (catarro). Com isso, há um acúmulo de partículas de poeira em todo o sistema respiratório, o que irrita ainda mais o sistema respiratório

A solução, além de limpar o filtro do ar-condicionado, é investir em formas de deixar o ambiente úmido – vale usar um umidificador ou uma toalha molhada no quarto na hora de dormir.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social da Prefeitura de Farroupilha