Publicidade

Os cinco profissionais recém-formados atuarão na UBS São José e CAPS I

Farroupilha vai receber no dia 12 de março cinco profissionais recém-formados que terão a oportunidade de realizar a Residência Médica e a Residência Integrada em Saúde aqui no município. Isso se deve ao convênio firmado entre Prefeitura de Farroupilha, através da Secretaria de Saúde, com a Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (ESP/RS).

Na área de Atenção Básica, quatro profissionais de Enfermagem, Fisioterapia, Psicologia e Medicina de Família e Comunidade atuarão na Unidade Básica de Saúde do bairro São José. Já para a na área de Saúde Mental Coletiva, um profissional de psicologia vai atuar no CAPS I.

A atenção primária ainda engatinha no Brasil. Apesar de ser uma especialidade ainda pouco procurada pelos médicos, a Saúde da Família está no primeiro nível de atenção no Sistema Único de Saúde (SUS) e é considerada uma estratégia primordial para a organização e o fortalecimento da atenção básica.

A Secretária de Saúde, Rosane da Rosa, já tem boas experiências com esse trabalho realizado em outros municípios, por isso, a expectativa para Farroupilha é grande. “Com certeza é um ganho muito grande para o município e para os residentes que estarão trabalhando no atendimento direto a comunidade. E o objetivo é que os médicos fiquem por aqui ao término da formação”.

Antes da recepção aos residentes no dia 12 de março, a Secretaria de Saúde participa de dois encontros em Porto Alegre durante as atividades de acolhimento dos profissionais do Programa de Residência Integrada em Saúde. Dia 02 de março haverá Aula Magna, que marca o início das atividades, no Centro Administrativo Fernando Ferrari. E no dia 08 de março, a estrutura de saúde de Farroupilha será apresentada a todos os residentes do programa, no auditório da Escola de Saúde Publica.  

Em julho do ano passado, o Coordenador da Residência em Medicina de Família e Comunidade da ESP/RS, Paulo Roberto Müller, e a tutora da atenção básica, a enfermeira Vania Celina Dezoti Micheletti, estiveram no município para conhecer o local onde os médicos farão a residência. O Prefeito Claiton Gonçalves e a Secretária Rosane da Rosa apresentaram as instalações da Unidade de Saúde da Família do Bairro José, acompanhados do Dr. Daniel do Nascimento Antônio, médico da família, da enfermeira coordenadora da unidade, Rafaela Tumelero Guisso e do Gerente Geral da Associação Farroupilhense Pró Saúde, Márcio Güilden.

 

Escola de Saúde Pública

A Escola de Saúde Pública (ESP/RS) é um Centro de Educação e Pesquisa em Saúde da Secretaria Estadual da Saúde que tem por missão a gestão da educação em Saúde Coletiva no Estado, desenvolvendo ações de formação, educação permanente, pesquisa, extensão e produção de conhecimentos, que contribuam para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e para a promoção da saúde e da qualidade de vida da população gaúcha.

Foto: Adroir da Silva | Fonte: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social da Prefeitura de Farroupilha