Publicidade

 

Centro Especializado em Saúde passará atender no bairro Centenário.

As novas instalações do Centro Especializado em Saúde (CES) foram entregues à comunidade na quinta-feira, dia 12, pela Prefeitura de Farroupilha, através da Secretaria de Saúde, e a Associação Farroupilha Pró-Saúde.

O serviço funcionava junto ao INSS, no centro da cidade, e agora passará para o novo prédio, localizado na Rua Ulderico Cesare Lodi, nº 252, no bairro Centenário. A grande novidade é que o local contará com atendimento odontológico, o que não era oferecido no antigo endereço.

O local tem área de 491,95 m², um espaço maior e mais adequado para atendimentos médicos, vários consultórios, banheiros com acessibilidade. Ao todo, são 15 salas e quatro sanitários no térreo e mais seis salas, quatro sanitários, rouparia, almoxarifado e sala para material de limpeza no andar superior. O custo da obra foi de R$ 821.257,22, sendo que o município investiu aproximadamente R$ 300 mil e o restante foi destinado pelo Governo Federal.

Segundo o prefeito Claiton Gonçalves, a estrutura não vem apenas para somar mais um prédio ou mais uma obra realizada na cidade, mas sim para melhorar o atendimento da população. “Este centro é um fermento importante porque ele vai agregar e fazer germinar uma estrutura de saúde ainda mais moderna e mais ampla” avaliou.

O prefeito ainda destacou a implantação do serviço odontológico que será prestado no novo CES e que antes não existia. “Além de especialidades médicas, teremos atendimento odontológico especializado e estamos avançado em parcerias que renderão bons frutos logo ali adiante”, disse Claiton.

A estrutura deverá realizar uma média mensal de 1, 4 mil consultas e mais de 1,3 mil procedimentos de enfermagem. Em 2017 foram realizadas 13.815 consultas e 13.900 atendimentos de enfermagem.

 

Sobre o Centro de Especialidades em Saúde (CES)

O CES tem como objetivo prestar o atendimento especializado, de média complexidade aos usuários encaminhados dos serviços da rede pública municipal, com resolutividade e qualidade, além de prestar atendimento em atenção básica com consultas de clínica geral, ginecologista-obstetrícia e pediatria, imunizações e triagem neonatal com teste do pezinho e atendimento e procedimentos de enfermagem.

 

Serviços prestados:

  • Procedimentos ginecológicos, mastologia, cardiologia, gastronterologia, dermatologia, otorrinolaringologia, urologia, avaliação em cirurgia geral e cirúrgica ginecológica;
  • Acolhimento; atendimento de enfermagem, consultas de enfermagem, imunizações, grupo de educação em saúde (gestantes), Notificação e Investigação de agravos em saúde, busca ativa de faltosos, distribuição de preservativo livre demanda.
  • Realização de testes rápidos HIV, sífilis/Hepatite B e C;
  • Exame de Eletrocardiograma (ECG);
  • Planejamento familiar com grupos de orientação sobre métodos contraceptivos e doenças sexualmente transmissíveis com aconselhamento profissional e apoio na escolha do método; Inserção de Diu, administração de injetáveis e aplicação de dispositivo de anticoncepção intradérmico.

 

Transporte público:

A Bento Transporte já disponibiliza roteiro de ônibus até o local, conforme mapa e horários abaixo:

Fotos: Tomaz Graciliano | Fonte: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social da Prefeitura de Farroupilha

Publicidade