Publicidade

A Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite e Sarampo foi prorrogada em diversas cidades do país em função da baixa procura. Mas em Farroupilha, pais e responsáveis atenderam ao chamado e compareceram nas Unidades Básicas de Saúde para imunizar as crianças de um ano a menores de cinco. A expectativa era vacinar 95% do público-alvo, estimado em 2.995 crianças. Mas o município superou esses números, aplicando 3.034 doses contra a pólio e 3.026 vacinas do sarampo, ultrapassando os 102%.

De acordo com a Secretária de Saúde, Rosane da Rosa, o sucesso da campanha em Farroupilha se deve ao empenho da secretaria e da Associação Farroupilhense Pró-Saúde e aos pais que cumpriram com suas responsabilidades. “Quero agradecer o trabalho da Associação Pró-Saúde que acolheu nossas propostas de mobilização da comunidade e parabenizar aos pais e responsáveis que atenderam ao nosso chamado. Esse índice é excelente e garante a imunização das nossas crianças”, destacou Rosane.

Além da vacinação nos postos de saúde e da intensificação no Dia D, as equipes da Secretaria da Saúde e da Associação Farroupilhense Pró-Saúde foram até as creches municipais orientar pais e professores sobre a campanha. Além disso, nas escolas de educação infantil particulares foram entregues bilhetes e material informativo para serem encaminhados ao pais.

Mas a secretária Rosa salienta que, se alguma crianças ainda precisar de vacinas, as doses estão disponíveis em todas as UBSs da cidade. “É importante deixar claro aos pais que as vacinas, não somente contra pólio e sarampo, mas todas as outras do calendário básico, estão disponíveis nos postos de saúde durante todo o ano. E as vacinas para adultos também. E mais importante ainda, é que mantenham a caderneta de vacinação atualizada, com a imunização em dia”.

Foto: Reprodução/internet | Fonte: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social da Prefeitura de Farroupilha

Publicidade