Um encontro para trocar ideias sobre a Educação Infantil foi promovido pelo IFRS - Campus Farroupilha e Secretaria de Municipal de Educação. Com participação de 77 professores de escolas municipais, as pedagogas Graciele Soares e Viviane Paim, do IFRS, ministraram, no sábado dia 25 de março, a oficina "Os caminhos e percursos da infância e as interfaces do cuidar e educar na Educação Infantil". 

- Percebemos que o grupo de professoras estava bastante comprometido e interessado na formação. Tivemos um bom retorno do grupo - comenta Viviane. 

A oficina tratou, de forma teórica e prática, do processo histórico e da evolução do conceito de “infância”, chegando às novas abordagens de desenvolvimento integral da criança, e as interfaces do "cuidar e educar" nesta etapa da escolarização.

Para Jandira de Oliveira, do apoio pedagógico da Secretaria de Educação de Farroupilha, o IFRS - Campus Farroupilha é um parceiro para renovar conhecimentos e compartilhar situações de ensino e aprendizagem.

- A oficina foi caracterizada pela construção coletiva de um saber, de análise da realidade, de confrontação e intercâmbio de experiências, na qual o saber não ficou apenas no resultado final do processo, mas também no processo de construção do conhecimento. Plenamente atingimos os objetivos e recebi vários solicitações das professores para novos encontros - completa Jandira de Oliveira, do apoio pedagógico da Secretaria de Educação de Farroupilha.

As professoras participantes foram das Escolas Municipais de Educação Infantil dos Anjos: Centro, São José, São Roque, Industrial e Pio X.

Fonte: IFRS | Foto: Divulgação