A Comunidade de Farroupilha se engajou na Campanha de Doação de Sangue promovida pela prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o Hemocentro de Caxias do Sul (Hemocs) e realizada na quarta-feira, dia 10, na UBS do bairro Cinquentenário. Ao todo, foram cadastradas 130 pessoas, das quais 98 foram atendidas, o que resultou na coleta de 71 bolsas de sangue. A meta da secretaria, que era atingir 90 doadores, foi superada.

Segundo a enfermeira Vanessa Zardo, que coordenou a campanha, muitas pessoas que se cadastraram não puderam doar. “As pessoas estiveram presentes na Campanha, mas nem todas puderam doar em virtude de problemas de saúde, tipo ferritina elevada ou hematócrito baixo, por exemplo” destacou.

Segundo ela, a comunidade farroupilhense aderiu a campanha. “Tivemos a procura de muitas pessoas para realização de doação de sangue, tanto que tivemos que fazer um cadastro reserva”, salienta. Além do envolvimento da população, a campanha também contou com o apoio de diversas entidades como os clubes de mães Unidas na Amizade, Nossa Senhora Medianeira, Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora da Saúde, Sagrada Familia e Arte de Viver, a Associação Farroupilhense Faz Bem, a Coordenadoria Municipal da Mulher, além de empresas como Moinhos Ipiranga, Farinha Antoniazzi e Vinícola Perini. “Gostaria de agradecê-los, pois ajudaram a servir um delicioso lanche aos nossos doadores”, diz.

O resultado positivo da campanha se tornará em um banco de sangue reserva onde as bolsas coletadas ficarão disponíveis para a comunidade de Farroupilha para situações de necessidade. Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde tem como meta trazer o Hemocs pelo menos uma vez ao ano para campanhas como esta, mas os doadores do município podem e devem fazer da doação um hábito para ajudar quem necessita. “Nada impede nossos munícipes de se deslocarem até Caxias do Sul para realizarem a doação. Com esta campanha, abrimos um espaço na agenda do Hemocs e, desta maneira, em breve a secretaria organizará transporte para as pessoas irem até Caxias do Sul, aos sábados, para fazerem sua doação”, informa Vanessa.

Fonte & foto: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social Prefeitura de Farroupilha